sexta-feira, 14 de outubro de 2011

HISTÓRIA

HISTÓRIA


Firmação dos Caboclos
Os trabalhos do Templo de Umbanda Divina Luz "Cabana do Pai João" teve inicio no dia 8 de Dezembro de 2010. Sob a benção de Nossa Querida Mamãe Iemanjá onde foi consagrada como nossa Patrona.  Tendo como pilares o Preto-Velho Pai João do Congo e o Caboclo Ventania, daria inicio os trabalhos dessa casa espiritual. primeiramente chamada de: " Templo de Umbanda Divina Luz Cabana do Pai João "

A Cabana do Pai João nasceu de uma forma surpreendente, seirm nenhuma premeditação, um dia nosso Mentor nos comunicou que mais uma casa nasceria.. Assim como uma flor que floresce em meio aos espinhos assim nascia nosso refúgio.

Renan de Ogum, Pai Léo e Gutem de Oxóssi
Mesmo sem local e sem uma estrutura física a Cabana dava início aos seus trabalhos na Praia Grande no dia 12 de Dezembro participando das Homenagens ao Mar e a Mamãe Sereia, apesar das intempéries os trabalhos foram realizados e bem sucedidos com a presença de 5 dos nossos fundadores: Pai Léo das Pedreiras, Pai Emidio de Ogum, Mãe Priscilla das Águas, Angela de Oxum e Rita de Ibeji, foi nítido neste dia que a Umbanda não perderia mais alguns filhos e sim ganharia mais uma casa de Paz, de Luz e de Amor.

Assim com o Término de 2010, nós médiuns lutávamos para que montássemos em algum imóvel nosso Templo apesar se não conseguirmos continuávamos com nossos ritos e nossas Homenagens, em nenhum momento pensávamos em desistir mesmo que fosse difícil continuávamos nossos trabalhos assim como fizemos com Nossa Homenagem ao Pai Oxossí no Vale dos Orixás. Neste dia foi fortalecido as 4 entidades que formaria nossa casa: Pai João do Congo, Caboclo Ventania, Vó Cambinda das Almas e  Cabocla Jurema da Praia.
Nosso primeiro congá

Porém para nós não bastava apenas as homenagens após recebermos alguns pedidos de irmãos da assistência decidimos que por hora faríamos os ritos na casa de Nosso dirigente. Apesar do espaço reduzido víamos a determinação, o amor e o sentido da caridade naquele pequeno espaço sobre o Comando de nosso querido Pai João do Congo. Escolhemos o dia 2 de fevereiro para iniciarmos esta etapa. foi nesta data ainda que mais dois fundadores se juntariam a nós: Renan de Ogum e Gutem de Oxóssi, formando assim um grupo conhecido como "7 Pilares".

Porém nosso espaço reduzido não comportava todas as pessoas e o anseio de proporcionar uma estrutura completa para as entidades e nossos irmãos, depois de muita luta conseguimos um local para enfim montarmos a estrutura física de nossa Cabana. 

Como somos uma casa de caridade e o custeio é simplesmente dos médiuns, nós nos tornamos pedreiros e construímos nosso congá com nossas mãos, levantamos a estrutura nós mesmos proporcionando momentos únicos de dedicação ao sagrado.

Nossa Inaurugração
Assim nosso sonho se tornou realidade, realizado no dia 14 de Maio de 2011 com a presença de: Pai Roberto de Oxossí e os filhos da "Seara Espirita Fé, Esperança e Caridade".Yalorixá Mwana D´Yfá e Yákekerê Atiomin D´Osun e seus filhos do Triangulo Imortal da Águia. Nossa inauguração foi emocionante. Está sede chegou a comportar 30 médiuns, onde assitiámos toda segunda-feira mais de 50 pessoas. Ficamos nesse local por volta de 3 anos.

Nosso Templo continuava crescendo, e implorava por um local mais amplo, foi quando nos mudamos para nossa terceira sede, onde estamos até hoje, RUA SILVA JARDIM Nº 402.  Há 2 minutos a pé do Metrô Belém. Nossa Reinauguração foi em Janeiro de 2014 com a ilustre preseça dos dirigentes do Triângulo Imortal da Águia, Seara Espírita Fé, Esperança e Caridade e da Tenda Hirmã Eliana.

Nosso Congá 
Um Local mais amplo onde contamos com 50 médiuns, onde já atendemos até 120 pessoas numa gira. Somos uma casa que tem um trabalho bem distinto, com preceitos que juntam elementos e cultos aos Orixás através de ensinamentos de grandes seres espirituais, com elementos do Catolicismo, Kardecismo, Candomblé, Hinduísmo, Budismo e com práticas Xamãs, nossa casa não usa qualquer nomenclatura que não seja simplesmente a "UMBANDA". Pregamos em nossa casa a prática do bem e da caridade, independente das ferramentas utilizadas.  Somos uma casa que trabalha com entidades de Luz, e temos como principal trabalho o enriquecimento e entendimento de nossa existência.

Em 2017 nascia uma ramificação de nossa casa, funcionando no mesmo local, todo primeiro sábado do mês ás 10h temos o nosso "Rito de Cura" elaborado pelo Grupo do "Lar de São Francisco" Este grupo de forma gratuíta trabalha com Passes Energéticos, Cirurgias Espirituais, Psicografias, Reiki, Pituras Mediúnicas entre outras práticas.

Somos totalmente contra qualquer tipo de trabalho que prejudique quem quer que seja, não fazemos pactos e nem trabalhamos com espíritos escusos. Não fazemos o Sacrifício e nem utilizamos bebida alcoólicas em nossos trabalhos.  Trabalhamos com Crianças, Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos.

Nossos trabalhos de esuqerda são abertos, toda última segunda-feira do mês, com Exus, Pomba-Giras e Exus Mirins, chefiados Pelo Exu Corcunda, um dos mentores da nossa casa. 







Venha nos fazer uma Visita!